Após leitura do texto base, ver os vídeos e reflexão, pense na sua disciplina de atuação, e responda:
1. Quais são, em sua opinião, os
motivos de se trabalhar com a temática da Diversidade Étnico Racial na
escola?
2. Quais problemáticas e situações vivenciamos no dia a dia de
nossa escola sobre essa temática? Qual é a nossa realidade a respeito
desse tema?
3.
Quais temas
ou assuntos podem ser estudados pelos alunos, durante o processo anual,
previstos na Proposta Pedagógica sobre Diversidade Étnico Racial?
4. Quais ações podem acontecer para desenvolver os temas durante o ano letivo?
5. Como o professor pode verificar a participação e o envolvimento do estudante no estudos dos temas?
Ao postar seu comentário, vá numerando suas respostas, de acordo com o número da pergunta.
O conjunto de respostas se tronará nosso Plano de Ação da Diversidade Étnico Racial.
Bom trabalho!
Comentário no Fórum:
ResponderExcluirpor IDAMARIS SINGULANI COSTA - sexta, 23 novembro 2012, 08:04
Infelizmente quando falamos em africanos, logo pensamos em escravidão, um período que perdurou durante séculos, mas durante esses mesmos séculos houve muita resistência por parte dos escravizados para manter viva as suas tradições culturais e também foram criados diversos movimentos visando à superação da inferioridade a que foram submetidos ao longo desses anos.
Para a superação das desigualdades à que foram submetidos, foi criada a Lei 10.639/03, a qual estabelece a obrigatoriedade da inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, e estes devem ser abordados em todas as disciplinas cotidianamente. É preciso também que haja o reconhecimento e valorização dos africanos na participação da construção do Brasil.
Isso implica no reconhecimento e na valorização dos afrodescendentes na igualdade de direitos sociais, civis, culturais, econômicos e a valorização dos negros que compõem a população brasileira. E para isto se faz necessário mudanças nos discursos, raciocínios, gestos, posturas e o modo de tratar as pessoas negras.
Devemos desconstruir a imagem do negro indolente reafirmando a importância deste e de sua cultura: música, arte, religiosidade, agricultura entre outros, na construção do Brasil e também sua participação no crescimento da nação passando aos colonos portugueses a sabedoria que eles não possuíam.
A participação da escola nesse processo educativo, no saber social, na transmissão dos valores, das tradições, dos ritos, dos mitos, e de tudo o que permite uma convivência solidária é muito importante.
Trabalhando as diversidades étnica e social, estaremos ajudando nossos alunos a compreender a pluralidade da sociedade, resinificando valores, revisando posturas, conhecimento e valorização da cultura africana, assim como, desenvolvendo a criatividade artística, proporcionando espaços e momentos para manifestar e ampliar seus conhecimentos sobre a cultura afrodescendente.
Comentário no Fórum:
ResponderExcluirpor IVONE RODRIGUES MACENA - quinta, 22 novembro 2012, 15:09
Pensar em educação pensando em relações étnico-raciais, deve-se observar a estrutura social e o momento histórico que o Brasil está vivendo. Fruto de uma sociedade escravagista, onde preto não era gente, passou pelo processo de branqueamento, e hoje aina perdura no subconsciente da grande maioria das pessoas o padrão branco de beleza, de status social e que preto ainda não é gente, observando o comportamento dos alunos podemos perceber como as alunas negras não conseguem arranjar namorado, ainda ficam excluídas das ditas panelinhas. Pensndo nessa situação, podemos agora pensar em medidas educacionais que sensibilizem os alunos para os grupos que sofrem marginalização, bem como trabalhar questões que envolvam o levantar da auto estima, valorização da cultura negra, tentar promover mudanças no pensamento da comunidade escolar e assim refletir em toda a sociedade. Foram muitos anos de repressão, portanto se entende o porque do dever de se criar leis que modifiquem essa situação e não gere tanto sofrimento às pessoas que são negraas o descendentes.
Comentário no Fórum:
ResponderExcluirpor ADRIANA BRUGINSKI SPINOSA - sábado, 24 novembro 2012, 11:17
Pensando a escola um local fundamental de formação e de discussão sobre os temas de gênero, diversidade e racismo, local onde são vivenciadas diariamente as pluraridades multirraciais, textos e filmes (“Vista a minha pele”; “Quanto vale ou é por quilo?”), são ferramentas para problematizar o racismo, e as permanências na atualidade do nosso passado escravista, deixando clara a impossibilidade de se olhar para o presente sem levar em conta o passado, assim como as persistentes desigualdades econômicas, social e de direitos que afetam a discriminação afrodescendente. Pensando na sobre a desconstrução social e histórica do racismo, o objetivo é relacionar a situação presente da sociedade brasileira com as raízes históricas na época da escravidão. Para tanto, outra sugestão é apresentar os índices do IBGE caracterizando as diferenças entre brancos e negros quanto ao desenvolvimento educacional, ganhos salariais, oportunidades de empregos, distribuição e concentração de renda... Mas acima de tudo, o estudo deve-se pautar pela valorização das características positivas dos afrodescentes e de sua cultura.
1-Pensando na escola como espaço de socialização dos sujeitos, é nela e por ela que se estabelecem relações com pessoas de diferentes culturas, costumes, famílias. Podemos estabelecer um lugar de segregação ou de igualdade. Neste sentido é que sempre devemos pensar em combater a segregação nas diversas ações desenvolvidas por uma comunidade escolar, em favor da igualdade e da cidadania.
Excluir2-A nossa realidade é de que não se observa uma comunidade escolar negra. A maioria dos alunos são brancos ou se declaram brancos. É sabido que atitudes racistas estão mais ligadas à cor da pele do que à origem étnica. Se a pessoa tem descendência negra mas não mostra isto na cor de sua pele, a discriminação é menor. Neste sentido, observamos maior discriminação de gênero do que de etnia.
3-Todos os temas abordados para a igualdade em todos os aspectos são pertinentes. No caso da arte, temas ligados à arte desenvolvida por artistas negros que se destacaram em seus trabalhos são desejáveis por que levam alunos negros a se identificarem com o sucesso, a visibilidade, que em outros tempos era campo de atuação de brancos(somente).O sujeito precisa se enxergar e se identificar como pertencente a uma etnia que tem valor como qualquer outra, que desenvolve papéis na sociedade como qualquer outra(seja bom ou ruim o desempenho desenvolvido).
4-As ações serão as de identificar como os alunos e professores se relacionam e lidam com diferenças étnico raciais no ambiente escolar , refletir sobre elas, identificar práticas racistas discriminatórias e desenvolver projetos, trabalhos, palestras, que venham combater costumes geradores de desigualdade . Quanto mais falarmos sobre o assunto , menos tabu teremos. Devemos ter também o apoio da família, pois não adianta somente a escola se no seio familiar existe discriminação e preconceito . Até hoje nunca vi uma escola que ensinasse discriminação e preconceito, no entanto ele existe.
5- O professor pode verificar a participação do estudante, observar como ele se envolve com o assunto, com os trabalhos e projetos relacionados à esta temática. Alguns estudantes, por exemplo não gostam de ouvir falar nos orixás ou nas práticas de candomblés . Não vêem este assunto com um objeto de estudo, mas sim como algo que não deve ser falado ou até fazem “gracinhas” ou “piadinhas” com as formas de manifestações de fé desta religião.
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ResponderExcluirTrabalhar a diversidade étnico-racial não deve se restringir ao dia 20 de novembro. Como já é conhecido ela deve ser inserida no currículo escolar em todas as áreas do conhecimento: língua portuguesa, história, geografia, matemática, ciências, artes e outras.
ExcluirÉ importante que o aluno tenha consciência da importância e influência da cultura africana na sociedade atual, visando a contribuição na construção de sua personalidade, seja como afro-descendente ou não, além de incutir o respeito a diversidade nas características físicas e culturais.
Conhecer a raiz da história africana e os termos comuns a este aprendizado, é essencial para que o educador conduza de forma eficiente e eficaz o assunto. Além da quebra de pré-conceitos, inerentes à conduta do ser humano.
De acordo com a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, o estudo da História da África e dos Africanos e a contribuição da cultura negra na formação do povo brasileiro tornam-se obrigatórios no currículo escolar. Essa lei passou a valer para todos os níveis da educação básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.Foi necessária a criação de uma lei para que houvesse um tardio reconhecimento da importância da cultura negra na sociedade brasileira. A implantação desta lei não coloca o negro na História do Brasil como simples escravizado e sim como um grande contribuidor do multiculturalismo que há no nosso país.
Lei 11.645/08 História e Cultura Afro Brasileira e Indígena
Conforme especificamos na proposta pedagógica do ensino de Língua Estrangeira na nossa escola, o assunto pode ser trabalhado tentando fazer uma correlação com a história da luta de Martin Luther King nos Estados Unidos (inclusive pode-se utilizar o famoso discurso que dispomos em áudio) com os ícones da luta na História do Brasil no que se refere aos direitos dos negros (Abdias Nascimento, por exemplo).
1 - Na minha opinião, quando você conhece melhor o tema ao qual você quer trabalhar é possível conseguir melhores resultados, desta forma se os alunos tiverem mais informações a respeito da Diversidade Étnico Racial eles não tenham tanto preconceito.
ResponderExcluir2 -Talvez a realidade das escolas e principalmente dos professores hoje seja reconhecer que existe racismo, as vezes o professor fica com receio de falar sobre o assunto ou discutir com os alunos.
3 - Todos os temas que trabalham a cultura afro, pois ela faz parte cultura brasileira.
4 - Realizar palestras sobre o tema para alunos e pais, filmes, visitas aos centros de cultura afro, etc.
5 - Debatendo com os alunos, pedindo opiniões a respeito do tema, observando a participação deles no assunto.
Marcos Mazetti
Informática
Aí vai minha contribuição.
ResponderExcluir1) Um dos motivos para se trabalhar a temática da diversidade étnica racial é porque algo que nos identifica como brasileiros é a diversidade. E uma das etnias que só lembramos por conta do processo de escravização é a dos povos africanos. Temos uma história interligada a esse Continente, mas que não conhecemos.
2) Uma das problemáticas que vivenciamos nos últimos anos, não só em nossa escola, mas que atinge o debate nacional são as questões das cotas para indígenas, negros e para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas. Para podermos oferecer argumentos aos nossos alunos, para além do “concordou ou discordo”, é buscarmos a compreensão da história destes grupos e das condições do processo educacional em nosso país.
3) Alguns temas a serem trabalhados: Processo de construção do racismo e do racialismo a partir dos conhecimentos da Biologia, Filosofia, Craniometria, Darwinismo Social, do processo de colonização; Formação da identidade do povo brasileiro; Mito da democracia racial; Movimentos Sociais, cidadania e a construção dos direitos civis, políticos e sociais.
4) Trabalhar com músicas; leitura e interpretação de charges e história em quadrinhos; pesquisa sobre os movimentos sociais negros; sobre as cotas nas universidades públicas. E um dos momentos pontuais é trabalhar com o dia 20 de novembro, não apenas para lembrar a escravização e sim da luta pela construção de uma sociedade sem discriminação e desigualdades.
5) Podemos verificar o envolvimento dos alunos a partir do momento em que eles questionam o que lhes foi ensinado na História; verificar como constroem a argumentação na defesa ou contraposição aoscontepudos e como participam das pesquisas e das apresentações dos dados pesquisados.
Salvina - Sociologia
1- Os motivos de se trabalhar com temáticas da Diversidade étnico-racial na escola, é de levar aos nossos alunos a importância de convivermos uns com os outros respeitando e aceitando as diferencias entre si,formando assim uma sociedade com oportunidade igualitária a todos.
ResponderExcluir2- Sobre a temática em questão não tenho visto problemas relacionados à diversidade étnico racial em nossa escola, a maioria doa alunos são brancos, morenos e afro-brasileiros,embora seja a minoria a relação com os demais são boas.
3- O tema a ser estudado com os alunos é sobre a história e valorização da construção da cultura africana e afro-brasileira,no reconhecimento dos direitos adquiridos no decorrer dos anos.
4- Desenvolver com os alunos debates sobre o tema, realizar pesquísa, cartazes, dramatização,releituras, promover palestras a alunos e pais ou responsáveis.
5- O professor pode verificar a participação e envolvimento do estudante sobre os temas, levando o conhecimento sobre diversidade da sociedade, da valorização e reconhecimento da cultura africana e afro-brasileira na arte, crença, costume entre outros. Ana/Arte