No dia 02 de outubro o Departamento da Diversidade enviou e-mail reforçando as orientações sobre o Plano de Ação.
No dia 03, informou que o Ambiente E-escola estava disponível para postagens.
O coordenador do grupo que tem acesso ao sistema moodle.
Nesse ambiente e-escola apreceu mais um caderno temático: Educação do Campo, que não tínhamos acesso anteriormente.
Rapidamente enviei ao e-mail de todos os participantes.
Segue aqui, o link para tal caderno.
Após ler o documento, responda:
1. Quais questões apresentadas no texto tem a ver com a realidade de nossa escola?
2. Como as questões da Educação do Campo podem ser abordadas no cotidiano das disciplinas escolares em nossa escola?
"Educação do Campo tem dado centralidade/peso à luta pela democratização do acesso ao conhecimento, reconhecendo sua importância estratégica na formação de sujeitos capazes de construir novas alternativas populares para o desenvolvimento do campo (do país)."http://www.ce.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom1/ii_03.html
ResponderExcluirIsto nos iguala. A educação na cidade( no caso em nossa escola) também se resume na luta pela democratização do conhecimento....na formação de sujeitos capazes de construir alternativas para a construção de um país mais justo e democrático. O QUE ATÉ HOJE NÃO ACONTECEU.
quanto às questões que podem ser abordadas no cotidiano das disciplinas escolares de nossa escola, acho que todos deveríamos conhecer de perto as lutas do MST, pra não ficar pensando que são um "bando de baderneiros", bem como as questões ligadas ao agro negócio que prejudica muito as famílias e a agricultura familiar. TAlvez nem eu mesma tenha idéia da dimensão do poder econômico e dos interesse dos poderosos para que o país seja para poucos, mas é na escola , aprendendo a ler o mundo, decifrar o poder da mídia e a quem ela serve, enfin, que todo brasileiro do campo ou da cidade vai reconhecer, conquistar e ocupar seu lugar.
"A cultura também forma o ser humano e dá as referências para o modo de educá-Io. São os processos culturais que garantem a própria ação educativa do trabalho, das relações sociais, das lutas sociais: a Educação do Campo precisa recuperar a tradição pedagógica que nos ajuda a pensar a cultura como matriz formadora, e que nos ensina que a educação é uma dimensão da cultura, como uma dimensão do processo histórico, e que processos pedagógicos são constituídos desde uma cultura e
ResponderExcluirparticipam de sua reprodução e transformação simultaneamente.
Quando dizemos que os movimentos sociais são educativos é exatamente compreendendo que estão provocando processos sociais que, ao mesmo tempo, reproduzem e transformam a cultura
camponesa, ajudando a conformar um novo jeito de ser humano, um novo modo de vida no campo, uma nova compreensão da história. A Educação do Campo precisa ser a expressão (e o movimento) da
cultura camponesa transformada pelas lutas sociais do nosso tempo.
Pensar a educação vinculada à cultura significa construir uma visão de educação em uma perspectiva de longa duração; ou seja, pensando em termos de formação das gerações. E isto tem a ver
especialmente com a educação de valores. A Educação do Campo, além de se preocupar com o cultivo da identidade cultural camponesa, precisa recuperar os veios da educação dos grandes valores humanos e sociais: emancipação, justiça, igualdade, liberdade, respeito à diversidade, bem como reconstruir nas novas gerações o valor da utopia e do engajamento pessoal a causas coletivas, humanas."
Transcrevo esse fragmentodo texto pois podemos fazer uma realção com a nossa escola. Se a cultura forma o ser humano, seja no campo ou na cidade ela precisa ser analisada, pensada e estudada respeitando a especificidade de cada realidade.
Oferecer a possibilidade de refletir sobre os valores humanos e sociais é dever de cada disciplina, uma vez que a cada aula pode ser um espaço fundamental para tal.
Em relação às questões da educação do campo a serem abordadas em nossa escola, podemos indicar: análise da cnstrução dos movientos sociais ligados à escolarização e educação nas áreas rurais e urbanas; formação dos movimentos rurais desde as Ligas Camponesas, na década de 60 até a construção dos movimentos pela luta da reforma agrária ainda hoje; comparar, por exemplo a Revolta de Canudos com a Revolta de Contestado com as questões culturais de cada região brasileira; discutir o processo atual de criminalizar os movimentos sociais, dentre outras possibilidades. Esses conteúdos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar.
Abraços!
Salvina - Sociologia
A escola socializa a partir das práticas que desenvolve, pelo tipo de organização do trabalho pedagógico que seus sujeitos vivenciam; pelas formas de participação que constituem seu cotidiano. São as
ResponderExcluirações que revelam as referências culturais das pessoas, educandos e educadores. E é trazendo à tona
estas referências que elas podem ser coletivamente recriadas e reproduzidas.A Educação do Campo precisa incluir em seu projeto pedagógico uma reflexão cuidadosa e mais
aprofundada sobre como acontecem no cotidiano da escola, os processos de socialização, sua relação
com a conservação e a criação de culturas, fazendo também a reflexão específica sobre que traços de
socialização são importantes na formação dos sujeitos do campo hoje.
Compreender o lugar da escola na Educação do Campo é ter claro que ser humano ela precisa
ajudar a formar, e como pode contribuir com a formação dos novos sujeitos sociais que se constituem no
campo, hoje. A escola precisa cumprir a sua vocação universal de ajudar no processo de humanização,
com as tarefas específicas que pode assumir nesta perspectiva. Ao mesmo tempo, é chamada a estar
atenta à particularidade dos processos sociais do seu tempo histórico e ajudar na formação das novas
gerações de trabalhadores e de militantes sociais.
As questões da Educação no Campo deve ser trabalhada na escola sim e para isto,e para que a escola cumpra esta tarefa, é necessário que a escolha dos conteúdos de estudo e a
seleção de aprendizados a serem trabalhados em cada momento não seja aleatória, mas feita dentro de
uma estratégia mais ampla de formação humana. E que se busque coerência entre teoria e prática;
entre o que se estuda e o ambiente cultural da escola. Um bom critério então para a escolha dos
conteúdos pode ser este: analisar em que medida se relacionam ou constituem ferramentas para a
construção de uma visão de mundo, um ideário de vida. Também se eles permitem aos educandos
aprenderem como pensar sobre o que fazem, sobre o que estudam, sobre o que pensam.
Marcia
A Educação no Campo atende à necessidade de oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo. Ela garante aos povos do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.De modo geral a educação sempre apresentou diversos problemas como: alta evasão escolar, baixa escolarização, alto índice de repetência, entre outros. Entretanto, esses problemas são, segundo pesuisas, muito mais graves no meio rural, por diversos fatores como distância das escolas, necessidade de muitas vezes o aluno ajudar a família na lavoura, etc. Seria interessante até traçarmos um paralelo com as causas de evasão nas escolas do campo e da cidade e mostrarmos aos nossos alunos, neste caso que se encontram no centro urbano, a facilidade que tem de acesso ao estudo e que muitas vezes não é valorizada.
ResponderExcluirA realidade da escola no campo é totalmente diferente da escola da cidade, mais há uma igualdade que as conecta, que é a oferta de educação para toda população, todos tem o direito de estudar, em ambas as escolas campo ou cidade, mas a escola do campo sofre com alguns problemas entre eles podemos citar, o difícil acesso e o transporte para as crianças frequentarem a escola do campo, e o campo vem lutando com desafio no processo de construção de política públicas especificas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos, os professores fazem de tudo para seus alunos conseguirem estudar, e eles gostem de participar da escola, o que também acontece em nossa escola, mas na cidade alguns pensam em ir para escola para brincar, e não valorizam o que têm, enquanto no campo se tem vontade e muitas vezes não se tem oportunidade.
ResponderExcluirOs modelos de educação devem ser de acordo com a vivência do indivíduo em seu meio, ou seja, existem questões muito comuns entre as duas realidades, como o desemprego, moradia precária, falta de estimulo entre outros, mesmo tendo questões em comum, o meio em que cada escola esta inserida faz com sejam diferenciadas.
Podemos abordar a formação escolar do sujeito do campo e de nossa escola, em forma de debate e exposição de gráficos conforme menciona o texto, verificando a importância de cada zona, retratando as dificuldades, valorizando e respeitando, esta forma de diversidade, perceber que a cidade também merece ser bem tratada como os que vivem no campo e zelam pela terra. Aprender valorizar o pouco ou muito do que se tem, através de pesquisa, leitura de trechos de jornal, revista, pequenos vídeos que retratem a educação de quem muitas vezes tem vontade de estudar mas o trabalho é prioridade para sua sobrevivência, reconhecendo assim os movimentos sociais do campo como parte integrante de sua história cultural, este trabalho por sua vez pode ser desenvolvido em forma interdisciplinar. Ana Lucia - Arte
Desde o princípio intensa migração do campo da cidade trouxe consequências para as regiões rurais. O governo centralizou os investimentos nos grandes centros urbanos, deixando as demais regiões “a La vonté”. O campo foi marginalizado pelo governo, faltava (ou falta ainda) acesso à saúde, moradia digna e educação de qualidade. A realidade vem mudando, a população rural cientes do seu direito, vem confrontando o governo com movimentos organizados pelo direito do campo. As escolas do campo modificaram e investimentos estão sendo feitos para a melhoria em benefício dos alunos. Ainda muito ter que ser feito, mas o primeiro salto foi dado, o do reconhecimento de que o campo precisa de uma educação de qualidade e com todas as benfeitorias tecnológicas de outras escolas em regiões centrais.
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