Ressignificando
Conceitos1
Art.
5.º Todos são
iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País,
a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade,
à igualdade, à segurança e à propriedade, nos
termos seguintes:
XLII
- a prática do
racismo
constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de
reclusão, nos termos da lei;
Constituição
Federal de 1988: Dos
Direitos e Deveres Individuais e Coletivos.
Aculturação
Considera a cultura algo estático e congelado, e as
influências de um grupo social sobre outro um processo de
desconstrução da identidade, deformação. Está associado à idéia
de extinção, descaracterização/desestruturação social- cultural
e perda de identidade. Conceito pouco apropriado para o contexto
atual, pois pelas correntes antropológicas contemporâneas, a
cultura não morre, ela se ressignifica.
Aborígene
Conceito do princípio do pensamento social no qual a
humanidade estaria dividida em estágios evolutivos: selvageria,
barbárie e civilização. Os índios arborígenes, silvícolas,
primitivos e selvagens estariam neste estágio inicial entre a
selvageria e a barbárie, portanto inferiores aos civilizados.
Afrodescendente/Afrobrasileiro
Diz-se do indivíduo que se autodenomina como tal, ou
descende de ancestrais africanos em substituição ou como
alternativa ao etnônimo Negro. Há, no entanto uma discussão
conceitual de categorias sociais sobre o tema, entre o uso de um e de
outro, que difere na questão do sufixo “brasileiro” por
denominar nacionalidade ou territorialidade.
Artesanato
Indígena Comumente
utilizado para se referir à produção artística de matriz
indígena, no entanto, usado desta forma, diminui a importância e a
complexidade destas peças para as sociedades indígenas. Sugere-se o
uso de Artefatos Indígenas ou de Cultura Material.
Bullyng/
Bully (Do inglês, pode ser traduzido como “valentão”)
O “bullying” é um fenômeno universal. Diariamente milhares de
crianças e adolescentes são vítimas de discriminação, sendo
marcados na sua auto-imagem e na aprendizagem no espaço escolar.
Sofrer bullying na escola é ser vítima
continuada de chacotas, deboche, intimidações e brincadeiras de mau
gosto, por não se enquadrar em estereótipos de altura, peso, idade,
sexo, fisionomia...
Chauvinismo
Nacionalismo exagerado. Patriota
que, em última instância, leva desprezar outras nacionalidades.
Denegrir, Caixa Preta, Quadro negro, Lista negra... Pelo legado colonial e suas práticas raciais (sociedade escravocrata) em situações do cotidiano colonial impregnou significados estigmatizantes as palavras, a associação do adjetivo negro, negra, preta, preto e seu uso na atualidade transfere significado racista, sendo pejorativo. Haja vista, que o uso destas palavras quando simples ou compostas retrata situações trágicas e caóticas.
Democracia
Racial/Racismo á brasileira Tese clássica da sociologia
de Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala, segundo a qual entre
outras questões afirma que havia uma aproximação idílica ou
afetiva entre os três grupos que formaram a sociedade brasileira
(branco - europeu, negro e índio), que por derivação originou o
mito de que no Brasil não existe racismo ou diferenciação por
grupos étnicos ou raciais, sua construção ideológica no Estado
Novo, produziu o famoso Mito das Três Raças...cafuzo, caboclo,
mameluco....
Discriminação
Prática que consiste
em negar iguais oportunidades e/ou direitos a um grupo social,
racial, sexual, religioso etc. A discriminação pode assumir formas
sutis (não declaradas).
Diversidade
Ao consultarmos o dicionário à procura da definição da
palavra DIVERSIDADE vamos encontrar diferença, dessemelhança. Isso
pode nos levar a pensar que a diversidade diz respeito somente aos
sinais que podem ser vistos a olho nu. Porém, se ampliarmos a nossa
visão sobre as diferenças e dermos a elas um trato cultural e
político poderemos entendê-las de duas formas: 1) as diferenças
podem ser empiricamente observáveis. 2) as diferenças também são
construídas ao longo do processo histórico, nas relações sociais
e nas relações de poder. Muitas vezes, os grupos humanos tornam o
outro diferente para fazê-lo inimigo, para dominá-lo. Por isso,
falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao
reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o eu e o
outro. Aí está o encantamento da discussão sobre a diversidade. Ao
considerarmos o outro, o diferente, não deixamos de focar a atenção
sobre o nosso grupo, a nossa história, o nosso povo. Ou seja,
falamos o tempo inteiro em semelhanças e diferenças.
http://www.mulheresnegras.org/nilma.html
Etnia
Conjunto de pessoas que se identificam por algumas
características comuns de cultura, entre elas a língua, a religião
e a origem. O conteúdo da raça é morfo-biológico e o da etnia é
sócio-cultural, histórico e psicológico. Um conjunto populacional
dito raça “branca”, “negra” e “amarela”, pode conter em
seu seio diversas etnias. Uma etnia é um conjunto de indivíduos
que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma
língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma
cultura e moram geograficamente num mesmo território. (Kabengele
Munanga - USP). Simplificadamente,
diz-se de um grupo, sociedade ou reunião de pessoas que tenham em
comum manifestações e práticas culturais compartilhadas. É a
forma mais apropriada de se referir ao índio e em alguns casos aos
negros. Apesar da complexidade do conceito, os grupos humanos
ancestralmente autoreferenciados e distintamente reconhecidos pelo
entorno em níveis identitários como diferente, é tratado como
etnia. No uso do etnônimo na maioria das vezes não corresponde a
autodenominação étnica, ex: O povo Paresí se autodenominam de
Halíti,
o povo Bororo de Boe,
o povo Irantxe de Manoki
entre outros.
Outro
aspecto importante é que em relação às sociedades indígenas o
nome não vai para o plural ex: Os Umutina, Os Bakairi...(sempre com
letra maiúscula), por se tratar de um etnônimo e não dos vários
indígenas que a compõem.
Etnocentrismo
Modalidade que considera sua própria etnia e seus valores culturais
superiores aos demais, portanto é uma tendência de julgar os
estrangeiros e diferentes, usando como parâmetro seu próprio grupo
étnico. Atitude emocional que sustenta o grupo, a raça ou a
sociedade a que uma pessoa pertence, superiores a outras entidades
raciais, sociais ou culturais. Esta atitude encontra-se associada ao
desprezo pelo estrangeiro ou pelo forasteiro, assim como pelos seus
costumes.
Feminismo
Movimento político, social e cultural que prega
oportunidades e direitos iguais para mulheres e homens. Combate o
machismo e a violência contra a mulher e defende a equidade de
direitos entre o homem e a mulher.
Estereótipos
São construções mentais falsas, imagens e idéias de conteúdo
alógico, que estabelecem critérios socialmente falsificados. Os
critérios baseiam-se em características não comprovadas e não
demonstradas, atribuídas a pessoas, a coisas e a situações
sociais, mas que, na realidade, não existem.
Folclore
Definição usada para as manifestações de natureza
cultural, como alegoria, divertimento, exoticidade popularizada no
Brasil, principalmente por Câmara Cascudo e seus dicionários de
Folclore Brasileiro. No entanto, através do avanço dos estudos
antropológicos este conceito vem sendo questionado, pelo estigma que
ela carrega. Segundo o qual esta definição simplifica as complexas
relações sociais que representam uma identidade cultural, sendo
mais apropriado o conceito de cultura.
Gênero
Melhor dizer relações de gênero uma vez que feminino e
masculino estão associados. As diferenças de gênero não são
biológicas, mas culturalmente e historicamente construídas pelo
patriarcalismo, pela divisão sexual/reprodutiva, pela divisão do
trabalho...(ver também feminismo).
Homofobia
Como a própria palavra diz, trata-se da fobia ou medo de
homossexuais. Prática social de repulsa, ojeriza, violência contra
o indivíduo de orientação sexual distinta da heterosexualidade.
Homossexualismo
O sufixo ismo no jargão e definição médica tem
sido utilizado costumeiramente para designar enfermidades e o uso da
palavra Homossexualismo surge com o período em que a Medicina de
forma preconceituosa e homofóbica catalogou a orientação sexual
como doença. Sendo substituída na contemporaneidade
por homossexualidade, qualidade inerente ao ser.
Intolerância
Repúdio, por parte de pessoas ou de um grupo, da
especificidade das diferenças de outros. Consiste na negação do
direito a diferença de comportamentos sociais.
Machismo
Ideologia e prática que considera o sexo masculino superior ao
feminino. Manifesta-se explicitamente no desejo de poder dos homens
sobre as mulheres.
Minorias
O conceito de minoria é usado para caracterizar
movimentos culturais e sociais de grupos não hegemônicos. E não se
aplica a todas as situações, seu uso é sempre relativo, por
exemplo: “os grupos de minoria negra foram à praça para se
manisfetar”. Como podemos ver neste caso, os negros não são
minorias (45% da população são assumidamente negros), e em muitos
casos são justamente o contrário: maioria. É preciso, portanto na
abordagem considerar o número de pessoas ligadas a estes grupos, e,
mesmo assim, ainda é questionável o uso de minorias, pelos outros
significados pejorativos que a palavra trás.
Nação
Indígena Categoria construída pelos colonizadores
portugueses entre o séc. XVIII e XIX que concebe as sociedades
indígenas como estados nacionais e suas nobiliarquias. Por não
serem estados nacionais dentro de outros estados nacionais o uso de
etnia é inoportuno.
Opção
sexual Expressão
culturalmente utilizada para definir a orientação sexual dos
homossexuais. Como se a homossexualidade fosse apenas uma escolha
individual, exclusivamente definida ao longo da vida. A idéia de
orientação é mais completa e não parte de um prejulgamento.
Pluralidade
Cultural Tema
transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Fundamental, segundo as tradições dos estudos culturais, trata-se
das várias dimensões que compõem uma sociedade, uma nação.
Reconhecimento do direito das identidades sociais e combate às
práticas preconceituosas e raciais.
Portador
de Necessidade Especial Apesar
de legalmente o deficiente ser chamado de Portador de Necessidades
Especiais ou Pessoas com Necessidades Especiais, por ser uma postura
supostamente “politicamente correta”, no entanto, sob o ponto de
vista do próprio grupo social a sua autodenominação é de Pessoa
com Deficiência Física.
Além do que o adjetivo “portador” sugere um estigma.
Preconceito
Trata-se de uma conclusão pré-estabelecida sem uma
lúcida apreciação ou contextualização dos fatos. Diz-se da
atitude de discriminação étnico/racial alicerçado em falsos
valores morais advindos de observações empíricas, sem
fundamentação científica. Outra característica é a generalização
errônea “todos os índios são preguiçosos”,”’loura
burra”, “os negros são violentos...” .
Pré-História
Datação historiográfica eurocêntrica, que organiza o
tempo de forma linear (a partir do surgimento da escrita). Não
considerando as ancestralidades africanas e ameríndias. No caso da
América, ao se referir aos índios é recomendável o uso da
expressão termo pré-colombianos ou pré-cabralinos no caso do
Brasil.
Preservação/Preservar
Fortemente associada ao conceito de aculturação (ver
verbete), considera a cultura estática e intocável, como se ao
longo dos tempos ela não se ressignificasse e fosse paulatinamente
se descaracterizando. Nos casos dos povos indígenas, estes conceitos
de assimilação dos costumes da sociedade envolventes têm levado
algumas pessoas a afirmar que não existe mais índio “autêntico,
original”, só no Xingu. De acordo com as novas concepções
antropológicas não é apropriado o uso desse conceito à medida que
cultura sempre esteve em constante movimento de assimilação e
influência, não havendo, portanto um padrão.
Primitivo
Conceito antropológico construído na biologia evolucionista do
final do Séc. XIX e começo do XX, que define um marco inicial da
origem humana e acompanha de forma evolutiva seu desenvolvimento, no
qual a sociedade moderna seria o auge da escala evolutiva (ver
verbete aborígene). Seu uso sugere uma comparação entre atrasados
e avançados, bárbaros e civilizados, não sendo recomendado por
esse motivo, sugerimos o conceito de etnia.
Raça
É aceito por alguns seguimentos do movimento negro como
definição identitária, por afrodescendentes e por algumas
correntes de pesquisa sociológicas que ressignificaram a noção
biológica tradicional e imprimiu a noção de força, poder e
identidade cultural dos afrodescendentes no Brasil. Contudo, é
possível encontrar outras definições e categorias como
étnico-racial para se referir ao povo negro e etnia. (ver verbete).
Sendo os três conceitos pertinentes.
Racismo/Discriminação
Racial Prática social de insinuar, cometer ou apoiar
atitudes de repulsa, segregação, agressão, ridicularizarão de
etnia, raça, gênero, orientação sexual, religião...
Sociedade
envolvente/sociedade nacional /não índios Diz-se
das comunidades que se localizam no entorno das sociedades étnicas,
raciais e comunidades tradicionais em oposição às etnias. Ex: Os
Bororo e a sociedade envolvente.
Tribo
Designação das
sociedades indígenas do princípio da Antropologia (evolucionismo de
Lews Morgan), devido às significados pejorativos ligados à palavra
que suscita estigmas de inferioridade nas organizações sociais, tem
sido substituído por outros adjetivos: grupos étnicos, povos
indígenas, comunidades indígenas...Não é de tudo errado, no
entanto, sugere-se cuidados.
Xenofobia Palavra de origem grega significa exatamente “medo de estrangeiro”. Em situações históricas tensas, esse medo pode se transformar em ódio. Prática de segregação e exclusão social á imigrantes estrangeiros e grupos étnicos advindos de países pobres para os países desenvolvidos. Tais conflitos do mundo contemporâneo têm causado atentados, repressões e conflitos. Reascendendo os ímpetos neonazistas e xenofóbicos europeus e norte-americanos. Ex: A situação dos latino-americanos na América do Norte.
1
Organizado por Suelme Evangelista Fernandes (Ms. em
História) Gerente de Política Curricular da Superintendência de
Ensino e Currículo –SEDUC-MT.
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