quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TAREFA 02

A troca de experiências entre os/as educadores/as é um dos objetivos do grupo de Estudos “Educação, Diversidade e Inclusão”. 
O Plano de Ação proposto no Trabalho Final de cada módulo deve ser elaborado com a participação de todos e postado pelo coordenador no Ambiente Virtual.
É uma proposta de trabalho que não precisa ser implementada neste momento e deve contemplar  as questões próprias da escola.

Para isso, após leitura dos dois textos disponibilizados no computador na sala dos professores sobre Quilombolas e Indígenas, cada participante deve escrever:

1. Apontar os motivos de se trabalhar com a temática Quilombolas e Indígenas na escola. Quais problemáticas e situações vivenciamos no dia a dia de nossa escola sobre essa temática? Qual é a nossa realidade a respeito desses temas?

2.  Quais temas ou assuntos podem ser estudados pelos alunos, durante o processo anual, previstos na Proposta Pedagógica sobre Quilombolas e Indígenas?

3. Quais ações podem acontecer para desenvolver os temas durante o ano letivo?

4. Como o professor pode verificar a participação e o envolvimento do estudante no estudos dos temas?

 

14 comentários:

  1. 1. Os motivos de se trabalhar com a temática Quilombolas e Indígenas na escola

    A temática é uma questão de lei. Devem ser incluídos nos conteúdos escolares por exigência da lei. Em nossa escola desconheço aluno indígena, mas negros temos vários.
    Como paranaenses, compreendo que devemos conhecer e articular os temas porque fazem parte da constituição do nosso povo.

    2. Assuntos podem ser estudados pelos alunos

    Os assuntos, ou conteúdos, estão presentes na Proposta Pedagógica Curricular da nossa escola.
    Em 2011 realizamos o trabalho de definir conteúdos de cada uma das legislações solicitadas. Dentre elas questão de africanidades e ingígenas, em cada uma das disciplinas de nosso currículo escolar.

    3. Ações para desenvolver os temas durante o ano letivo

    No comentário da Tarefa 01 apresentei sugestões para esse trabalho.
    Cabe a cada professor incluir e desenvolver os temas de acordo com a sua dinâmica de trabalho.

    A professores, sugiro a visitação ao Museu Paranaense, sobre questão negra e indígena.
    Para isso, enviei e-mail solicitando visita guiada ao nosso grupo.
    Vejamos se dará certo!
    Acredito que será um momento para visualizarmos melhor os temas e assim aplicar melhor os conteúdos.

    Outra sugestão que apresento é termos no blog da pedagogia um espaço para divulgar ações dos temas da diversidade.
    Assim, publicamos material dos alunos (fotos, textos, vídeos) além de avaliar o conhecimentos dos mesmos por meio de seus comentários.


    4. Verificação da participação e envolvimento do estudante no estudos dos temas

    Por meio de instrumetos de avaliação: relatórios, textos, imagens, produção de material, elaboração de vídeos, cartazes e livros.
    Pode-se também analisar comentários em blog sobre o assunto.

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  2. 1. Motivos para se trabalhar com as questões indígenas e quilombolas em nossas aulas são múltiplos. Além da obrigatoriedade da Lei é imprescindível, pois só amamos aquilo que conhecemos. E como podemos fazer nossos alunos gostarem de sua história se negamos o direito de conhecerem os povos que contribuíram com ela? O desconhecimento acaba reforçando preconceitos e o reforço de idéias, ideologicamente implantadas, para se negar a existência dos negros, por exemplo, em nossa região.

    2.Os assuntos ou temáticas fazem parte de muitos conteúdos específicos de algumas disciplinas. E aqui cito duas, apenas: História e Sociologia. Cada uma, com sua especificidade, têm como obrigação de oferecer esse conhecimento. Inclusive para desmistificar muitas “verdades” implantadas pelos colonizadores e reforçadas pelas mídias e governantes paranaenses. Por exemplo: Formação do povo brasileiro; a visão e imposição do processo de embranquecimento do povo brasileiro; as teorias pseudocientíficas que criaram as ideologias raciais e como isso se mantêm ainda presente em nossa mentalidade. A discussão das cotas sociais e raciais em universidades e concursos; as políticas públicas para cada segmento social; os determinismos biológicos e culturais.

    3.Algumas ações possíveis: pesquisas de campo onde os alunos analisam a compreensão e os motivos da população pensar de determinada maneira (isso porque devemos dar o suporte teórico das análises históricas, filosóficas e sociológicas); trazer trechos de filmes que possuem diversas interpretações sobre o papel dos indígenas e negros em nossa história brasileira e na medida do possível, na história paranaense.

    4.Com a implementação das temáticas e metodologias apontadas aqui, podemos verificar a comprometimento dos alunos e, a partir das análises e conclusões das discussões, o avanço na compreensão do processos histórico e ideológicos sobre os indígenas e negros em nossa sociedade.

    Abraços:
    Salvina - Sociologia

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    1. Bem lembrado os assuntos presentes em suas áreas de atuação, professora Salvina!
      Vamos aguardar que os demais colegas também citem as suas conttribuições, e assim, deixemos as possibilidades mais ricas.
      Cada temática pode ser explorada nas diferentes disciplinas, disso já sabemos.
      A questão é articular isso de modo claro, sem ser simplesmente um acréscimo.

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  3. http://www.youtube.com/watch?v=uz3hYLfZ4aY
    Achei muito interesante o vídeo que o Alex postou, assisti e achei outros, dentre eles um que fala sobre investigação sobre comunidades quilombolas no Paraná a partir do mapeamento das políticas públicas de esporte e lazer nessas comunidades.(link acima)
    Bem, nossos alunos sabem que houve escravização de negros, que houve abolição da escravatura, mas talvez não saibam que existem ainda comunidades que vivem isoladas e sem acesso a políticas públicas, das quais teriam todo o direito, aliás. E nesse sentido, todas as comunidades devem ser reconhecidas como tal para que tenham vez e voz.Além do que como disse a Salvina, devemos conhecer a história dos povos que contribuíram com a história do Paraná, principalmente. A importância do estudo então é a de que venha ampliar o conceito de diversidade, pois o reconhecimento dessas comunidades na forma como realmente são é que faz a paz entre os povos. Aqui mais uma vez o papel da educação, de escola, do estudo, faz a diferença em nossas vidas....

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    1. Uma boa sugestão de vídeo, Marilise.
      Por meio do conhecimento de vivências reais em Comunidades Quilombolas podemos entender como se dá a questão da constituição do povo afrodescendente em nosso estado.
      Assim, se torna mais próxima de nós a riqueza cultural e as peculiaridades dos modos de vida.

      Pedagogo Alex

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    2. Realmente Marilise temos que nos aprofundar para podermos conhecer melhor, a vivência e a preservação destes povos que fazem parte de nossa história mesmo que distante e desta forma, também trazer aos nossos educandos a valorização de quem faz parte desta nação além de nós,e merecem por sua luta e sua integridade todo o respeito como cidadãos brasileiros. Profa. Ana Lucia Arte

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  4. O ensino de línguas, especialmente das estrangeiras, não pode deixar de lado a abordagem intercultural, uma vez que se caracteriza pela presença do diferente. Ensinar outras línguas é demonstrar outras culturas, sendo que não precisamos nem devemos nos ater apenas a cultura dos locais de origem da língua estrangeira ensinada. O ensino de línguas nos abre possibilidade de abordar os mais variados assuntos, sendo a diversidade e a pluralidade de culturas assunto constante nas aulas de língua estrangeira. No livro didático de língua Inglesa do ensino médio, fornecido esse ano pela primeira vez pelo governo, podemos contar com unidades temáticas abordando a diversidade, inclusive nas esferas indígenas e de africanidades.

    Lei 11.645/08 História e Cultura Afro Brasileira e Indígena
    Conforme especificamos na proposta pedagógica do ensino de Língua Estrangeira na nossa escola, o assunto pode ser trabalhado tentando fazer uma correlação com a história da luta de Martin Luther King nos Estados Unidos (inclusive pode-se utilizar o famoso discurso que dispomos em áudio) com os ícones da luta na História do Brasil no que se refere aos direitos dos negros (Abdias Nascimento, por exemplo). Quanto a cultura indígenas também podemos fazer correlação da cultura indígena brasileira e dos índios da América do Norte, utilizando a história do colonização brasileira e americana que inclusive é retratada em muitos filmes. Exmplos possiveis para serem trabalhados: retratar o Indio no Brasil – Caramuru e Brava Gente Brasielira ; e nos EUA Um Novo Mundo – A New World (a história de amor entre a índia Pocahontas e o capitão inglês John Smith são o pano de fundo para este belo filme sobre a chegada dos colonizadores britânicos na América, ainda inexplorada, em 1607, e o choque cultural que têm com a civilização indígena), tido como o melhor filme já feito sobre o tema).

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  5. Ao meu ver, o motivo maior de se trabalhar com a temática Quilombolas e Indígenas na escola é para conhecer a cultura do outro, valorizá-la, respeitar a diversidade acerca da interculturalidade, do atendimento e entendimento da diferença.

    Assuntos como: reconhecimento e valorização da sociodiversidade, os direitos culturais e as transformações da prática pedagógica, diversidade sociocultural indígena e quilombola que são amparados legalmente.

    Durante o ano letivo podem acontecer diversas práticas que possam desenvolver os temas, desde que partam dos fundamentos legais para a atual realidade.

    O professor pode verificar a participação e o envolvimento dos alunos nos estudos dos temas através de pesquisas com pessoas mais velhas, parentes, workshop, enfim, provocando reflexões e propiciando visibilidade a diversidade cultural.

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  6. Olá colegas.
    Como a professora Marilise indicou um bom vídeo, achei bom contribuir com mais alguns. No youtube temos o filme realizado a partir do livro O povo brasileiro de Darcy Ribeiro. Nesta obra ele analise as três matrizes étnicas que compõem o povo brtasileiro: a matriz africana, tupi e lusa.
    A abordagem sobre a matriz africana está no link a seguir: http://youtu.be/Tx4ZxNPuWyE
    Sobre a matriz indígenas está no link http://youtu.be/ak7muD9Ukn4
    Abraços!
    Salvina - Sociologia

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    1. Salvina, o youtube é muito bom mesmo, não? você encontra de tudo lá, cada documentário, cada programa... Este livro do Darcy Ribeiro - O povo brasileiro- eu sempre quiz ler(mas confesso com vergonha) que não o li. Agora posso assistí-lo! que bom...
      A importância em se abordar esses assuntos na escola, com os alunos está em que eles saibam e se reconheçam como um povo oriundo de negros indios e brancos..o que pra alguns parece que ainda não ficou bem claro! Abração. Marilise.

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    2. É isso aí Marilise. Eu procuro trabalhar com os alunos, quando é possível, com leitura de trechos desse livros, além do Livro Os Sertões de Euclides da Cunha e Casa Grande e Senzala Gilberto Freyre pois nos proporcionam perpectivas diferentes. Uma grande dificuldade com esse tipo de abordagem é que nossos alunos não conseguem ler... Mas é um desafio maravilhoso a ser enfrentado!
      Obrigada
      Salvina

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  7. Existem muitos motivos para se trabalhar com o tema, pois contribuiram muito com a cultura, crenças e alegria do povo brasileiro. Na verdade, o nosso contato maior são com os negros do que com índios, e o preconceito ainda é o principal problema.

    A literatura brasileira conta muitas histórias sobre negros e índios e é uma forma de incentivar os alunos a trabalhar o assunto.

    Como o próprio Alex sugeriu, a visita ao Museu é uma ótima oportunidade para se conhecer melhor sobre estes povos.

    Podemos incentivar os alunos a elaborar trabalhos, trazer notícias e discutir em grupo ou até algum filme que trata do assunto.

    Prof. Marcos
    Informática

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  8. Vejo que as temáticas referente aos quilombolas e indígenas, além de serem temas muito importante para o conhecimento , estes gêneros culturais tem na formação de seu povo uma organização e divisão de saberes entre si obtendo uma harmonia em sua união, a qual podemos aprender muito e passar para nossos alunos esses conceitos que nos possibilita um conviver com as diferenças em seus mais variados sentidos, quanto a nossa escola os alunos que chegam normalmente de descendência afro se adaptam bem pela receptividade na convivência entre os grupos.Há muito material interessante e importante a ser visto pelo tema, no decorrer do período letivo podemos trabalhar documentários , pesquisas,debates, obras do gênero, canções, danças, entre outros. Através das produções de trabalhos e atividades das turmas obteremos o resultado do estudo em questão, podendo-se aprimorar este no decorrer de nossos estudos e troca de conhecimento e ideias. Prof. Ana Lucia - Arte

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  9. Em geografia é essencial trabalhar os temas principalmente cultura, população e território. A história deste povo inicia-se com o domínio do território. Estas populações perderam ao longo dos anos seus territórios devido à ambição capitalista dos “brancos”, com isto todo a sua cultura foi destruída e desprezada pelos seus dominadores. Todo o preconceito foi passado de geração em geração, filhos que nem sabiam o “por quê” de tamanho sentimento ruim pelos povos indígenas e africanos. Cabe à escola formar seres desprovidos de preconceitos para que a geração futura seja mais humana e dotadas de sentimentos do bem, de amor ao próximo.

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